cULTURA dE aNDADA PRODUÇÕES

cULTURA dE aNDADA PRODUÇÕES

terça-feira, 14 de setembro de 2010

VOX informa | Comunicação e Marketing Esportivo em jogo no Recife

Por Luiz Bernardo Barreto

Faltando apenas quatro anos para segunda copa do mundo de futebol no Brasil (a primeira foi em 1950), já se pensa na capacitação e treinamento para atuar nesse evento, e em outros atrelados ao marketing relacionado ao esporte. Para se trabalhar nas Olimpíadas de 2016, o mercado também exigirá currículo e experiência.


Com a preocupação de orientar profissionais e futuros profissionais da Comunicação, Marketing, Educação Física, Administração, além de gestores esportivos e interessados, a Planeja Soluções elaborou aulas e palestras, promovidas pelos publicitários Paulo Vieira e Giovanni di Carli, além do consultor em marketing esportivo Marcos Dias. Segundo Paulo Vieira, o objetivo é apresentar aos alunos a força da indústria do esporte, direcionando os conhecimentos adquiridos para área de interesse. Giovanni acrescenta que os profissionais devem se preparar a partir de agora se querem fazer a diferença nesse mercado, no qual é cada vez mais promissor.


Sendo a pioneira, no sentido da realização desse tipo de evento, a Planeja Soluções trará no dia 25 de setembro e 17 de outubro, para ministrar o curso, o jornalista, editor e comentarista do Sportv, Marcelo Barreto, o professor e consultor em gestão e marketing esportivo para clubes de futebol, Amir Somoggi, e o consultor de marketing esportivo para o Consórcio da Copa 2014, Luis Fernando Pozzi. Haverá palestras de Marcelo Cavalcante, editor do Blog do Torcedor, de Ednílton Vasconcelos, diretor técnico da Confederação Brasileira de Desporto Universitário, e do secretário de Esportes do Governo de Pernambuco, George Braga.


Entre os assuntos que serão abordados, estão:


1) assessoria de imprensa


2) gerenciamento de crise


3) jornalismo esportivo nas novas mídias


4) coberturas da copa do mundo


5) planejamento estratégico em clubes de futebol


6) exploração comercial de estádios e arenas


7) propostas de patrocínio, etc.


Marcos Dias, que há vinte anos trabalha com consultoria, ressalta que a indústria do esporte movimenta continuamente a economia, não apenas na Copa e nas Olimpíadas, mas no esporte em geral e de forma direta, como no vôlei, basquete, natação, atletismo, etc.


O curso, sem dúvida, é uma oportunidade imperdível para aqueles que visam trabalhar de forma direta e incessante na Copa do Mundo de 2014.


CRONOGRAMA DO CURSO (sempre aos sábados e domingos):
25 e 26 de setembro


Palestra: Marcelo Cavalcanti


Aula: Marcelo Barreto:


1. Relação do esporte com a sociedade e História do jornalismo esportivo.


2. Assessoria de imprensa e Gerenciamento de crise.


3. Jornalismo esportivo nas mídias tradicionais e novas mídias e Grandes coberturas / Copa-2010.



09 e 10 de outubro


Palestra: Ednilton Vasconcelos


Aula: Amir Somoggi:


1. Introdução ao planejamento estratégico em clubes de futebol - Conceitos e exemplos.

2. Mercado esportivo global - Mercado europeu, norte-americano e inserção do futebol brasileiro no cenário global do esporte mundial.


3. Maximização de receitas e controle de custos em clubes - Conceitos e exemplos, com estruturar projetos de marketing e instituir controles na gestão dos clubes.


4. Exploração comercial de estádios e arenas - Viabilidade econômica de arenas e projetos de marketing em estádios.


5. Impactos da Copa de 2014 no Brasil - O que o país e futebol podem ganhar com o megaevento?



16 e 17 de outubro


Palestra: George Braga


Aula: Luis Fernando Pozzi:


1. Marketing Esportivo – Histórico, Definições, Características, Principais Ferramentas.


2. Análise dos principais agentes - Patrocinadores, Investidores, Entidades Esportivas, Mídia, Fornecedores de Material Esportivo, Agências e Governo.


3. Propostas de Patrocínio – Como elaborar propostas de patrocínio consistentes e avaliar os resultados

4. Perspectivas de Mercado – Oportunidades relacionadas ao momento do nosso mercado.



CURRÍCULO DOS PROFISSIONAIS

Marcelo Barreto:


Formado em jornalismo pela PUC-BH, com um fellowship de jornalismo na Universidade de Michigan e MBA Executivo do Coppead-Rio. Editor, apresentador e comentarista, da Sportv


Amir Somoggi:


Especialista em gestão e marketing para clubes de futebol, diretor da área Esporte Total na Crowe Horwath RCS. Pós-graduado em marketing esportivo pela Universidade de Barcelona, especializado em administração esportiva pela FGV-SP e graduado em administração de empresas com ênfase em marketing pela ESPM-SP. Profundo estudioso da Football Industry na Europa e do mercado brasileiro de clubes de futebol.

Luis Fernando Pozzi:


Mestre em Administração de Empresas pela FGV-SP com especializações em Marketing Esportivo pela New York University e University of Texas at Austin, é autor do livro “A Grande Jogada: Teoria e Prática do Marketing Esportivo”.

Consultor de Marketing Esportivo pela Trevisan Escola de Negócios atua no segmento há 12 anos, com passagens por entidades esportivas, como o Clube de Regatas do Flamengo, veículos de comunicação, como a TV Globo, Diário LANCE! E Jornal do Brasil, e agências de marketing esportivo como a TopSports.

SERVIÇO
Curso de Marketing Esportivo
Quando: a partir do dia 25 de setembro.
Horários: de 8h às 12h das 13h às 17h,
Local: Hotel Mercure - Rua Estado de Israel, 203 - Ilha do Leite - Recife.
Investimento: R$ 1.500,00
Informações: 81.3221-4373

Nenhum comentário:

Postar um comentário